A tangerina, também conhecida como mexerica ou bergamota, dependendo da região, é uma fruta rica em carotenos, vitamina C e flavonoides.
Esses compostos possuem ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a prevenir anemia, gripes e o envelhecimento precoce.
Mas é possível mantê-la disponível durante o ano inteiro com uma técnica simples de conservação.
A seguir, vamos ensinar uma maneira prática e deliciosa de conservar tangerinas por até 12 meses. Além de ficarem frescas, elas se tornam ainda mais saborosas!
Descasque as tangerinas (reserve as cascas, não jogue fora) , retire os fiapos dos gomos e coloque-as em potes de vidro esterilizados.
Após um minuto, escorra a água das tangerinas em uma panela, adicione o cravo-da-Índia e a canela em pau a gosto. Deixe ferver por cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, adicione 2 colheres (sopa) de açúcar em cada pote contendo as tangerinas.
Retire o cravo e a canela da marinada e despeje o líquido nos potes, certificando-se de que envolva as frutas e o açúcar se dissolva. Feche bem os potes e agite-os delicadamente.
Coloque os frascos em uma panela com água quente suficiente para cobrir parcialmente os recipientes e ferva por 10 minutos.
Depois, retire os potes e deixe-os esfriar de cabeça para baixo, preferencialmente durante a noite.
Coloque as cascas das tangerinas em frascos esterilizados. Adicione vinagre, uma pitada de sal e complete com água fria, deixando cerca de 5 cm de espaço abaixo da tampa. Mexa bem as cascas e cubra os potes com um pano de prato.
Deixe as cascas repousarem por 30 dias cobertas por um pano, mexendo diariamente durante os primeiros 15 dias.
Após esse período, coe as cascas e armazene o líquido resultante em um recipiente fechado.
O líquido obtido é um excelente produto de limpeza para cozinhas e pisos, deixando sua casa com um aroma fresco e agradável.