Se você ama jardinagem e gosta de propagar plantas por estaquia, é provável que já tenha se perguntado como pode acelerar o processo de enraizamento.
A boa notícia é que é possível criar um hormônio enraizador 100% natural caseiro, que pode promover um enraizamento mais rápido e eficaz.
O principal objetivo de um hormônio de enraizamento é estimular a formação de raízes, mas ele também ajuda a proteger contra bactérias e fungos.
Embora haja vários hormônios enraizadores no mercado, muitos contêm produtos químicos que podem causar efeitos indesejados tanto nas plantas quanto em quem os manuseia.
Para fazer esse hormônio enraizador vamos utilizar dois ingredientes: batata-doce e arroz.
A batata-doce pode ser utilizada como adubo para enraizar plantas devido à sua casca rica em potássio e fósforo, minerais que favorecem o amadurecimento dos frutos e o desenvolvimento do sistema radicular.
O arroz contém minerais e amidos que promovem o crescimento das plantas, auxiliam na reprodução de bactérias benéficas e ajudam no controle de pragas.
Além disso, ele possui auxinas e giberelinas, hormônios que estimulam o crescimento vegetal.
Corte a batata-doce em fatias (não é necessário descascar) e coloque no liquidificador.
Adicione o arroz cru e a água. Bata bem por alguns minutos.
Coe a mistura com uma peneira para remover os resíduos sólidos e despeje o líquido em uma bacia.
Coloque o galho da planta (como uma roseira) na solução, após limpar e remover o excesso de folhas.
Deixe na solução por 30 dias. Após esse período, o galho estará enraizado e pronto para ser transplantado para o solo ou vasos.
Esse método também funciona para outras plantas, como rosa-do-deserto e zamioculca.