Esse sabão é natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades

Postado por , no dia 12 de fevereiro de 2024 em dicas...
Esse sabão é natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades

Modo de Preparo

Você já ouviu falar do sabão em pedra verde? Esse é um produto natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades, desde a limpeza da casa até a higiene pessoal. Neste artigo, vamos mostrar como esse sabão é feito, quais são os seus benefícios e como você pode usá-lo no seu dia a dia. Acompanhe!

O que é o Sabão em Pedra Verde?

O sabão em pedra verde, é um tipo de sabão artesanal que utiliza como base a folha de mamão verde, uma planta abundante e fácil de cultivar no Brasil. é uma alternativa mais segura, saudável e sustentável para quem quer fazer o seu próprio sabão em casa, sem precisar de equipamentos ou ingredientes especiais.

Como Fazer o Sabão em Pedra Verde?

Você só vai precisar de:

  • 1 kg de folhas de mamão verde picadas
  • 2 litros de água
  • 500 g de sebo bovino derretido ou óleo de cozinha usado e coado
  • 100 g de sal

Basta seguir os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é bater as folhas de mamão com a água no liquidificador, até formar uma pasta homogênea.
  2. Depois, transfira essa pasta para uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver.
  3. Em seguida, adicione o sebo ou o óleo e continue mexendo, até que a mistura engrosse e solte do fundo da panela. Por fim, acrescente o sal e misture bem.
  4. Agora, é só despejar a massa do sabão em uma forma untada com um pouco de óleo e alisar a superfície com uma espátula.
  5. Deixe o sabão secar por cerca de 24 horas e depois corte em pedaços do tamanho que preferir.
  6. Pronto! O seu sabão em pedra verde de folha de mamão, sem soda cáustica, está pronto para ser usado.

A História do Sabão em Pedra Verde

  • O sabão em pedra verde, é uma receita tradicional que foi passada de geração em geração por muitas famílias brasileiras, especialmente no Nordeste. A origem dessa receita é incerta, mas acredita-se que ela tenha surgido como uma forma de aproveitar os recursos naturais disponíveis e de evitar o desperdício de alimentos.
  • O mamão é uma fruta muito consumida no Brasil, mas as suas folhas costumam ser descartadas. No entanto, as folhas de mamão têm muitas propriedades benéficas, tanto para a saúde quanto para a limpeza. Por isso, algumas pessoas começaram a usar as folhas de mamão para fazer sabão em casa, aproveitando também o sebo bovino ou o óleo de cozinha que sobrava das refeições.
  • Assim, o sabão em pedra verde, se tornou um produto caseiro, barato e eficiente, que podia ser usado para lavar roupas, louças, pisos, banheiros e até mesmo o corpo e o cabelo. Além disso, o sabão em pedra verde, também contribuía para a preservação do meio ambiente, pois não gerava resíduos químicos ou plásticos.

2 Acompanhamentos para o Sabão em Pedra Verde

O sabão em pedra verde, pode ser usado sozinho ou acompanhado de outros produtos naturais que potencializam os seus efeitos. Veja dois exemplos de acompanhamentos que você pode fazer em casa:

  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é um excelente aliado do sabão em pedra verde pois ele ajuda a remover as manchas, desinfetar, desodorizar e amaciar as roupas. Basta adicionar meia xícara de vinagre de maçã no enxágue das roupas, depois de lavá-las com o sabão em pedra verde.
  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio é outro produto natural que pode ser usado junto com o sabão em pedra verde, para limpar e clarear superfícies, como azulejos, pias, fogões e banheiras. Basta fazer uma pasta com o sabão em pedra verde, ralado e um pouco de água, e depois adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa pasta na superfície que deseja limpar e esfregue com uma esponja ou uma escova. Depois, enxágue bem com água.

Conclusão

  • O sabão em pedra verde, é um produto natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades, desde a limpeza da casa até a higiene pessoal. Ele é feito com folhas de mamão verde, Além disso, ele não leva na sua composição nenhum ingrediente químico que pode ser agressivo para a pele e para o meio ambiente.
  • Neste artigo, mostramos como fazer o sabão em pedra verde, em casa, de forma simples e rápida e é uma receita tradicional que foi passada de geração em geração por muitas famílias brasileiras. E ainda indicamos dois acompanhamentos que podem ser usados junto com o sabão em pedra verde, para potencializar os seus efeitos: o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio.
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Comente nesta receita
Receitas Todos os Dias!
No Receitas Nota 10 você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!