Após cerca de 10 minutos, mexendo constantemente, o creme engrossará. Abaixe o fogo para mínimo e cozinhe por mais 5 minutos, para cozinhar bem o amido. Unte uma forma com furo no meio (ou uma travessa) com óleo. Despeje o creme quente na forma untada, espalhando uniformemente. Bata levemente a forma para eliminar bolhas de ar. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos 5 horas (o ideal é de um dia para o outro).
Em uma panela fina e antiaderente, coloque o açúcar refinado e leve ao fogo alto, mexendo sempre até derreter completamente e formar um caramelo dourado (cor de guaraná). Desligue o fogo e adicione o leite (cuidado, pois pode espirrar). Misture rapidamente. O açúcar pode endurecer, nesse caso, volte ao fogo baixo até derreter novamente. Adicione o restante do coco em flocos.
Deixe apurar em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até atingir a consistência de um doce de leite (líquido, mas consistente). Não deixe endurecer demais. Deixe esfriar.
Desenforme o manjar com cuidado. Cubra com a calda fria, deixando-a escorrer sobre o manjar.
A calda fica ainda mais saborosa se preparada no dia anterior. Para um manjar mais firme, deixe na geladeira por mais tempo. Sirva gelado e delicie-se com essa sobremesa incrível.
Aqui em casa, a Princesa de Biritiba já virou tradição, e sempre que faço, não sobra nada! Se você ainda não experimentou, vale a pena testar essa receita e surpreender sua família com essa delícia.